quinta-feira, 28 de julho de 2011

Oficinas capacitam professores de música para alunos cegos

As oficinas de Transcrição de Partituras para Braille e Técnicas de Ensino de Música para Deficientes Visuais, ambas ministradas por Isabel Bertevelli (SP), reuniram professores de música e integrantes da Associação de Deficientes Visuais do Vale do Itajaí (ADVIR) nesta quinta-feira no SESC, no primeiro dia do IV Seminário de Violão de Itajaí.



Isabel Bertevelli
 
Há três anos a Associação de Violão de Itajaí (AVI), que realiza o Seminário, traz Isabel para a cidade com o objetivo de capacitar professores de música para alunos cegos. Este trabalho ganhou a parceria da Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR) e do Conservatório de

Música de Itajaí, resultando no projeto “Música para meus olhos”, onde os professores já capacitados nas edições anteriores do seminário estão dando aulas para os membros da ADVIR.
Isabel afirma que seu trabalho no Seminário tem sido excelente, principalmente porque durante todo ano estas entidades tem dado continuidade às atividades, promovendo a inclusão de alunos cegos na música e abrindo um novo nicho de mercado para os professores.

Quanto à aprendizagem dos alunos cegos Isabel ressalta: “O aprendizado de música pelos cegos não está ligado à limitação pela falta de visão, mas sim à estrutura que a sociedade em geral oferece para estas pessoas”. Por isso as oficinas se concentraram na forma e nas ferramentas que os professores usarão para ensinar. “O que muda no ensino para os cegos são os recursos básicos a serem utilizados. Por isso os futuros professorae aprendem a explorar basicamente o tato e a descrição, pois através destas ferramentas os alunos cegos vão aprender com mais facilidade”, explica Isabel.
O IV Seminário de Violão de Itajaí é uma realização da AVI - Associação de Violão de Itajaí e tem o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Max Imóveis. Apoio: Conservatório de Música Popular de Itajaí, SESC Itajaí, Estúdio Café Maestro, restaurantes Univital e Bokerão Dupera, Zabumba Ensino Musical, Eldorado Propaganda, Diarinho e RIC TV Record.
Fotos: Victor Schneider
Mais informações:
Sobre o Seminário - Eliezer Patissi – (47) 9611-3898
Sobre os artistas - violao-avi.blogspot.com / Seção - Participantes do IV Seminário de Violão de Itajaí

IV Seminário de Violão de Itajaí
Produção e Assessoria de Imprensa
Luciana Castilho: (47) 8816-2139
Fabricia Prado – jornalista – SC 03103 JP - (47) 8408-1714

Nenhum comentário:

Postar um comentário