PAULO MARTELLI
























Definido como um dos melhores violonistas de sua geraçāo pela Soundboard Magazine e Guitar Magazine (EUA), o brasileiro Paulo Martelli vem revolucionando o cenário violonístico de seu país, ao mesmo tempo que se firma mundialmente como virtuose excepcional e prolífico produtor. 
Diversas vezes premiado internacionalmente e vencedor de inúmeros concursos, Paulo Martelli se apresentou como solista e camerista frente a distintas orquestras e grupos de câmara no Brasil e exterior, com destaque para a première do Concerto para violão e orquestra de F. Mignone no Brasil, frente a Orchestra de Campinas, e colaborações com a Metamorphosen Chamber Orchestra e o violinista americano Mark O’Connor (vencedor do Grammy Awards) e com os violonistas brasileiros Marco Pereira, João Luiz Lopes e Duo Siqueira Lima. Em seu catálogo de gravações constam quatro CDs aclamados por sua “perfeiçāo” , segundo a Classical Guitar Magazine, do Reino Unido, “sólida e brilhante técnica”, pela Soundboard Magazine, EUA), e “musicalidade impecável”, pela  Gendai Magazine, Japão. 
Em 2012, Paulo Martelli realizou a estreia da Fantasia Concertante para dois violões e orquestra denominada “Lendas Amazônicas”, ao lado do compositor e violonista Marco Pereira, gravando a première desta obra ao vivo para o SESCTV. 
Seu interesse em obras inéditas levaram importantes compositores a dedicarem-lhe novas obras como Sérgio Assad, Geraldo Ribeiro,Marco Pereira, João Luiz Lopes, Douglas Lora e Mark Delpriora. 
Recentemente, Paulo Martelli  se tornou um mestre do violāo de onze cordas. Seu espírito lírico e efervescente virtuosidade aliados ao desenvolvimento de novas obras para este instrumento o colocam como figura dominante do alto guitar, com destaque para seus arranjos de J. S. Bach, louvados pela crítica especializada.
Como produtor, Paulo Martelli vem revolucionando o meio violonístico do Brasil com o projeto Movimento Violão, uma série internacional de concertos que por mais de dez anos tem apresentado os maiores nomes do violāo da atualidade, se dedicando também a lançar os mais brilhantes jovens talentos do instrumento no Brasil. Cada temporada do Movimento Violāo é transmitida nacionalmente pelo SESCTV e cada ano é lançado um CD e um DVD com os melhores momentos da série, produzindo um arquivo diversificado singular para futuras gerações. Em 2011 Paulo Martelli fez a estreia do Movimento Violāo no prestigiado Kennedy Center, em Washington D.C. (EUA), sendo transmitido ao vivo e sob demanda pela internet. 
Paulo Martelli é também renomado educador e estudioso do instrumento. Foi professor do departamento de violão da Universidade de Ribeirão Preto por vários  anos e também se dedica com afinco ao ensino particular, tendo alguns de seus alunos ingressado nas maiores escolas de música do mundo como The Juilliard School e Manhattan School of Music.
Em 1999, em reconhecimento do seu profundo compromisso com educação musical, o Ministério da Cultura lhe concedeu o prêmio “Bolsa Virtuose”, o qual permitiu que ele desenvolvesse estudos de sistemas de tablatura na Manhattan School of Music, em Nova York (EUA). Em 2000, recebeu desta instituição o prêmio Andrés Segovia, uma das maiores honras do meio violonístico internacional. 
Martelli cursou mestrado na The Juilliard School e Professional studies na Manhattan School of Music. Apresentou seu recital de estreia em Nova York no Weill Recital Hall at Carnegie Hall em 1995, e voltou à lendária sala de concertos em diversas ocasiões. 
Iniciou seus estudos de violão clássico aos dez anos, sob orientação de Francisco Brasilino e Henrique Pinto. Mais tarde, teve como mentor o lendário virtuose brasileiro Sérgio Abreu. Atualmente, Paulo Martelli é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo (EMESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário