OFICINAS E INSCRIÇÕES


Estão abertas as inscrições para as oficinas, workshop e master class do VII Seminário de Violão de Itajaí, que será realizado de 23 a 25 de outubro.  As inscrições são gratuitas e as aulas serão realizadas na Casa da Cultura Dide Brandão deve ser preenchida e enviada para aviviolao@hotmail.com 


PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

23 de outubro
9h às 12h e das 14h às 17h - Oficina O Equilibrista das Seis Cordas: A iniciação musical através do violão, com Silvana Mariani - Público: professores

24 de outubro
9h às 12h – Oficina com Conrado Paulino - Introdução à Improvisação para violão

14h às 17h – Oficina com Marco Pereira - Prática de Arranjo para Violão Solo

25 de outubro
10h às 11h30 – Workshop com Marco Pereira e Conrado Paulino

14h às 15h30 – Master Class com Paulo Martelli 


*Oficinas, workshop e master class oferecem 20 vagas para cada uma 







Oficina: O Equilibrista das Seis Cordas: A iniciação musical através do violão

Ministrante: Silvana Mariani
Dia 23/10 das 9h às 12 e das 14h às 17h
Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Esta oficina para professores pretende propor ideias para otimizar o processo de ensino e aprendizado do violão. A oficina focará a iniciação musical através do violão.
A partir das propostas contidas no livro O Equilibrista das Seis Cordas, se discutirá como introduzir elementos da música como ritmo, melodia e harmonia, explorando também timbres e ruídos, introduzindo assim um conceito de paisagem sonora. Será analisado um repertório específico para alunos iniciantes, propondo expandir esse repertório para a criação de projetos temáticos que se aproximam e interagem com outras linguagens artísticas. Durante a oficina, se apresentará alguns projetos temáticos realizados com alunos iniciantes, a partir de um repertório violonístico que considera o nível técnico de cada aluno. Analisaremos algumas composições específicas para violão que possibilitam a geração de projetos artísticos.

Silvana Mariani

Autora do método de violão para crianças O Equilibrista das Seis Cordas- Editora da UFPR (4a edição), Silvana Mariani é graduada em violão clássico pelo Conservatório de Música de Schaffhausen (Suíça), sob a orientação do professor violonista Karl Göhri. Através do Programa Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura-MINC, estagiou no Instituto de Rítmica Jacques Dalcroze-Genebra (Suíça). Atuou como professora de música e de violão em escolas de música na Suíça e no Brasil. Formada em Licenciatura em Música pela UDESC, possui artigos publicados na área de educação musical.

Como organizadora de eventos culturais, realizou projetos no SESC de Florianópolis e atuou como mediadora em diversos eventos relacionados à música e ao cinema, entre outros os Colóquios A Paixão em Bach e Elomar e o Projeto Sinestesias, ambos realizados no Museu Victor Meirelles de Florianópolis.

Em 2011 finalizou o curso de Pós-graduação em Cinema na Universidade Tuiuti do Paraná e atualmente está finalizando o Mestrado em Artes com especialização em Cinema na Universidade de Zürich (Suíça). Realizou vários documentários, todos relacionados à música, entre eles o Documentário Búzios de Aquário, sobre o músico, poeta e compositor catalão Luis Rehalp Soler.
__________



Oficina: Introdução à improvisação para violão.

Apresentação e análise de elementos teóricos, técnicos e criativos/musicais necessários para desenvolver a habilidade da improvisação. 

Ministrante: Conrado Paulino
Dia 24/10 das 9h às 12h
Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Os itens que serão abordados discutem as dúvidas mais frequentes entre os alunos: Escalas ou arpejos? pensar de forma "paralela" ou "derivada"? é bom pensar em modos? dedilhados abertos ou fechados? movimentação vertical ou horizontal?

Elementos e assuntos a serem estudados:
- Conhecimento formal/ raciocínio musical (teoria)
- Habilidade motora e conhecimento do instrumento e seus recursos (técnica)
- Musicalidade/criatividade/intuição musical (ouvido) 
- Organizando o estudo: estudar teoria, técnica ou musicalidade? quando e como estudar cada um desses três assuntos fundamentais.
- As diversas alternativas de digitação das escalas. Forma de estudo, iniciação à aplicação
- Os arpejos: Digitações, forma de estudo, iniciação à aplicação.
- Patterns aplicados à escalas e aos arpejos. Músicas conhecidas derivadas de patterns. Células rítmicas, deslocamento das células.
- A relação Escala-Acorde: abordagem paralela, derivada e "common tone" (notas em comum). Modos.
- Orientações básicas para criar um solo. Desenvolvimento de frases. Notas alvo e de repouso. Respiração.
- Improvisando sem acompanhamento. Como sugerir a harmonia e a condução rítmica.

Conrado Paulino

Destacado pela sua moderna linguagem harmônica e a sua facilidade e fluência para improvisar, o violonista Conrado Paulino apresenta uma excelente e cativante combinação de repertorio brasileiro, linguagem jazzística e recursos do violão clássico

Professor de trajetória reconhecida, entre seus ex-alunos se encontram nomes de destaque do cenário nacional como o compositor Chico César, Tomati (Programa do Jô), o bluesman Nuno Mindelis, Camilo Carrara (Zizi Possi, prof. da Faculdade Cantareira), o compositor Eduardo Gudin, Fernando Corrêa (Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e prof. da Faculdade Sta. Marcelina), Paola Pichersky (Choronas e profa. da Faculdade FAAM), o baixista Sérgio Carvalho (Djavan, Pedro Mariano e outros artistas), Emerson de Paula (Leci Brandão, Fundo de Quintal) e Julio César Fejuca (Sambô). Conrado Paulino é professor concursado da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo, ex-ULM), onde ministra os cursos de Violão e de Harmonia Funcional, membro da IAJE (International Association for Jazz Education) e consultor do Projeto GURI-Sta Marcelina da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ministrando cursos de capacitação para os professores do projeto.

_________


Oficina: Prática de arranjo para violão solo

Elaboração de arranjos para violão solo a partir de temas selecionados.

Ministrante: Marco Pereira
Dia 24/10 das 14h às 17h
Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Elementos e assuntos a serem estudados:

- Seleção do tema a partir de uma gravação;
- Aprendizado e memorização do conteúdo melódico;
- Aprendizado e memorização do conteúdo harmônico;
- Análise da forma;
- Análise dos aspectos rítmicos;
- Escolha da melhor tonalidade para o arranjo;
- Introduções e codas;
- Rearmonização;
- Confecção do arranjo;
- Escrita musical;
- Gravação;

Marco Pereira

Marco Pereira é considerado um dos maiores intérpretes do violão da atualidade. A partir de 1990 participou, em quatro oportunidades diferentes, do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação do Trio D'Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner Tiso, em 1992 e ao lado de Edu Lobo, em 1996.
Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Recebeu o Prêmio Sharp em dois anos consecutivos: em 1993 de Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa e em 1994, na categoria instrumental, o prêmio de Melhor Solista e Melhor Disco Instrumental pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos. Em 2006 participou com grande sucesso do Umbria Jazz Festival na Itália, onde fez o lançamento do seu CD italiano Stella del Matino gravado para o selo Egea. No mesmo período gravou o CD Essence para o selo Kind of Blue.

Como professor, Marco Pereira criou os cursos de Violão e de Harmonia Funcional na Universidade Federal de Brasília –UnB. Atualmente leciona na Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro, UniRio. Entre seus trabalhos didáticos mais recentes estão os três volumes da série Cadernos de Harmonia, excelente trabalho sobre todos os aspectos da harmonia popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário