sábado, 25 de outubro de 2014

Marco Pereira e Conrado Paulino encerram a programação do VII Seminário de Violão de Itajaí

O concerto do duo de violonistas Marco Pereira e Conrado Paulino encerra a programação do VII Seminário de Violão de Itajaí, neste sábado (25), às 20h30, no Teatro Municipal de Itajaí. O espetáculo Violão Brasileiro Contemporâneo une as melhores características dos dois instrumentistas em um repertório que vai de composições próprias até aos clássicos da música popular brasileira, selecionados especialmente para esta formação. Os ingressos custam R$ 1 e a classificação é de dez anos. 

Considerados grandes intérpretes do violão na atualidade, Marco Pereira e Conrado Paulino, que se uniram para um concerto pela primeira vez em 2012, na cidade de São Paulo, reestreiam a formação em Itajaí. O duo promete mostrar novas sonoridades e técnicas do violão brasileiro atual. 
Marco Pereira, violonista reconhecido internacionalmente, se apresentou em vários festivais no Brasil e exterior e gravou com nomes como Edu Lobo, Gilberto Gil, e Roberto Carlos, entre outros. Também participou dos três volumes da série Duets da premiada cantora brasileira radicada nos EUA Luciana Souza. Várias das suas composições formam parte do repertório violonístico internacional. Autor de livros didáticos, Marco Pereira foi o criador do Curso de Violão e de Harmonia da Universidade de Brasília. 

Destacado pela sua linguagem harmônica moderna, sua facilidade e fluência para improvisar, Conrado Paulino é reconhecido por aliar com maestria repertório brasileiro, linguagem jazzística e técnica clássica em um importante trabalho de escolha, resgate e recriação de temas de autores da MPB. Tem três CDs gravados, além de ter acompanhado artistas como Rosa Passos, Johnny Alf, Paulinho Nogueira e o Zimbo Trio. Professor atuante, Conrado já teve entre seus alunos compositores conhecidos como Chico César, Eduardo Gudin e Paola Pichersky, entre outros.

Oficinas e recital durante o dia na Casa da Cultura
Pela manhã, das 10h às 11h30, Marco Pereira e Conrado Paulino se unem para ministrar um workshop. Das 14h às 15h30 será realizadauma master class com Paulo Martelli. 
Após as aulas, das 16h às 17h30, o violonista Marcos Pablo Dalmacio realiza o recital Cordas Dedilhadas: da Renascença Europeia ao Brasil Contemporâneo. O espetáculo gratuito acontece no teatro da Casa da Cultura e a classificação é de dez anos. Argentino radicado no Brasil, Dalmacio se apresenta com frequência nos dois países como concertista e ministrando máster classes e palestras. Possui um CD gravado com Alessandro Lucindo, com quem conformou o Duo BRAR (2008) e participou da estreia mundial e primeira gravação da Sinfonia do Bem, do compositor brasileiro Jean Goldenbaum (2010). Atualmente é diretor artístico e violinistada Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis/SC) e atua frequentemente como convidado da Camerata de Florianópolis. 
O VII Seminário de Violão de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural. Apoio: Inove Mídia Externa, RIC TV Record, Bokerão Dupera, Café Maestro Produções, Hotel Itajaí Tur, TV Univali e Rádio Educativa Univali FM. Realização: Associação de Violão de Itajaí. 

Serviço
25 de outubro
10h às 11h30: Workshop com Marco Pereira e Conrado Paulino 
14h às 15h30: Master Class com Paulo Martelli
16h às 17h30: Recital com Marcos Pablo Dalmacio, Cordas Dedilhadas: da Renascença Europeia ao Brasil Contemporâneo.
Casa da Cultura Dide Brandão (Rua Hercílio Luz, 323 - Centro)
20h30 – Concerto de encerramento Marco Pereira e Conrado Paulino - Violão Brasileiro Contemporâneo
Teatro Municipal de Itajaí (Rua Gregório Chaves, 110 - Fazenda)
Ingressos: R$ 1 / Classificação 10 anos

* Para conferir o release completo e fotos de cada artista e dos professores do Seminário, acesse http://violao-avi.blogspot.com.br/ .

Assessoria de Imprensa
Fabricia Prado: (47) 84081714 - biapradosc@gmail.com
Luciana Castilho: (47) 8406-2235 - lufcas1@hotmail.com

3 comentários: