O Equilibrista das Seis Cordas- A iniciação musical através do violão
Objetivo:
Esta oficina para professores
pretende propor ideias para otimizar o processo de ensino e aprendizado do
violão, com foco na iniciação musical através deste instrumento.
A partir das propostas
contidas no livro O Equilibrista das Seis Cordas, discutiremos como introduzir
elementos da música como ritmo, melodia e harmonia, explorando também timbres e
ruídos, introduzindo assim um conceito de paisagem sonora. Analisaremos um
repertório específico para alunos iniciantes, propondo expandir esse repertório
para a criação de projetos temáticos que se aproximam e interagem com outras
linguagens artísticas.
Durante a oficina,
apresentaremos alguns projetos temáticos realizados com alunos iniciantes, a
partir de um repertório violonístico que considera o nível técnico de cada
aluno. Analisaremos algumas composições específicas para violão que
possibilitam a geração de projetos artísticos.
Justificativa:
Música, palavra, gesto e
imagem constituem ferramentas de expressividade que podem ser utilizadas no
processo de aprendizado, transformando a aula de música num momento artístico. Ao longo da história, a música
sempre esteve associada a outras linguagens artísticas.
Música e palavra caminharam
sempre juntas na ação dramática. Mas não é somente com a palavra que a música
se associa. A música e a dança são indissociáveis (uma agindo no tempo e outra
no espaço).
Nas artes plásticas, há uma
comunicação entre os sentidos no momento em que a música cria imagens, assim
como quando alguns compositores captam a dimensão musical da pintura, rompendo
as fronteiras entre o audível e o visível. No cinema, a música e a imagem
dialogam constantemente, estabelecendo um contraponto de vozes que dá sentido
global à narrativa. As diferentes linguagens artísticas se entrelaçam para dar
a unidade dos sentidos na arte, gerando poéticas multiplicadoras.
A arte deve permear nossas
ações cotidianas, transformando em poética o simples aprendizado de um
instrumento. Para tanto, observar e apreciar uma obra musical deixando que a imaginação
criativa participe da composição, possibilita reinterpretar a obra, fazendo-o
renascer no nosso tempo.
Apresentação de projetos temáticos:
1. Projeto- Circo
Análise da Suíte Manege Frei
do compositor suíço Jürg Kindle. Apresentação de dois projetos performáticos
envolvendo essa obra.
2. Projeto- Trans-Europa-Express
Análise da obra de Jürg Kindle
e discussão sobre a liberdade de recriar uma obra para um projeto interdisciplinar
onde o aluno se torna pesquisador de sua cultura. Experiência realizada com professores
e alunos de violão do curso de extensão da EMUS/UFBA em 2004.
3. Projeto- Remember The Beatles
Apresentação do projeto
realizado com alunos de violão buscando conhecer a obra dos Beatles através da
biografia do grupo e da apreciação da obra. O projeto envolveu, além da música,
o ensino da língua inglesa.
Material necessário
Para os professores
participantes: estantes de partitura, violões e instrumentos percussivos. Para os ministrantes do curso: projetor multimídia e aparelho para ouvir gravação de CD em formato mp3 e wave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário