SILVANA MARIANI




O Equilibrista das Seis Cordas- A iniciação musical através do violão


Objetivo:

Esta oficina para professores pretende propor ideias para otimizar o processo de ensino e aprendizado do violão, com foco na iniciação musical através deste instrumento.
A partir das propostas contidas no livro O Equilibrista das Seis Cordas, discutiremos como introduzir elementos da música como ritmo, melodia e harmonia, explorando também timbres e ruídos, introduzindo assim um conceito de paisagem sonora. Analisaremos um repertório específico para alunos iniciantes, propondo expandir esse repertório para a criação de projetos temáticos que se aproximam e interagem com outras linguagens artísticas.
Durante a oficina, apresentaremos alguns projetos temáticos realizados com alunos iniciantes, a partir de um repertório violonístico que considera o nível técnico de cada aluno. Analisaremos algumas composições específicas para violão que possibilitam a geração de projetos artísticos.

 

Justificativa:

Música, palavra, gesto e imagem constituem ferramentas de expressividade que podem ser utilizadas no processo de aprendizado, transformando a aula de música num momento artístico. Ao longo da história, a música sempre esteve associada a outras linguagens artísticas.
Música e palavra caminharam sempre juntas na ação dramática. Mas não é somente com a palavra que a música se associa. A música e a dança são indissociáveis (uma agindo no tempo e outra no espaço).
Nas artes plásticas, há uma comunicação entre os sentidos no momento em que a música cria imagens, assim como quando alguns compositores captam a dimensão musical da pintura, rompendo as fronteiras entre o audível e o visível. No cinema, a música e a imagem dialogam constantemente, estabelecendo um contraponto de vozes que dá sentido global à narrativa. As diferentes linguagens artísticas se entrelaçam para dar a unidade dos sentidos na arte, gerando poéticas multiplicadoras.
A arte deve permear nossas ações cotidianas, transformando em poética o simples aprendizado de um instrumento. Para tanto, observar e apreciar uma obra musical deixando que a imaginação criativa participe da composição, possibilita reinterpretar a obra, fazendo-o renascer no nosso tempo.

Apresentação de projetos temáticos:

1. Projeto- Circo
Análise da Suíte Manege Frei do compositor suíço Jürg Kindle. Apresentação de dois projetos performáticos envolvendo essa obra.

2. Projeto- Trans-Europa-Express
Análise da obra de Jürg Kindle e discussão sobre a liberdade de recriar uma obra para um projeto interdisciplinar onde o aluno se torna pesquisador de sua cultura. Experiência realizada com professores e alunos de violão do curso de extensão da EMUS/UFBA em 2004.

3. Projeto- Remember The Beatles
Apresentação do projeto realizado com alunos de violão buscando conhecer a obra dos Beatles através da biografia do grupo e da apreciação da obra. O projeto envolveu, além da música, o ensino da língua inglesa.  

Material necessário
Para os professores participantes: estantes de partitura, violões e instrumentos percussivos.
Para os ministrantes do curso: projetor multimídia e aparelho para ouvir gravação de CD em formato mp3 e wave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário