MARCOS PABLO DALMACIO


Desde cedo mostrou interesse por diversos aspectos da prática musical o que o levou a dedicar-se com igual energia ao violão, violino, viola, composição, pesquisa musicológica, regência e mais recentemente à interpretação de música antiga com instrumentos de época (vihuela, guitarra renascentista, guitarra barroca e guitarra clássico-romântica). 

Como violonista tem se apresentado em numerosas cidades de vários estados do Brasil e Argentina participando como concertista e ministrando masterclass e palestras a convite de diversas universidades e outras instituições. Tem atuado também junto a orquestras e quartetos de cordas do Brasil e da Argentina, em música de câmara e concertos para violão e orquestra.  
Possui um CD gravado junto com Alessandro Lucindo com quem conformou o DUO BRAR (2008) e participou da estreia mundial e primeira gravação da Sinfonia do Bem do compositor brasileiro Jean Goldenbaum (2010).  

Atualmente é diretor artístico e violinista da Orquestra de Cordas da Ilha, e atua frequentemente como violinista convidado da Camerata Florianópolis em seus repertórios sinfônicos. No âmbito da música de câmara conforma o Duo Cor dos Ventos com o flautista Cristian Faig; ademais do repertório tradicional para a combinação utilizam instrumentos históricos para a interpretação de música antiga.  

Marcos Pablo Dalmacio é natural da Argentina e está radicado no Brasil desde 2005. Em 2013 obteve seu diploma de Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de musicologia com a dissertação “A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert”. Possui os títulos de Professor de Violão pelo Conservatório Isaías Orbe de Tandil e de Professor Superior de Violão pelo Conservatório Luis Gianneo de Mar del Plata, ambos da província de Buenos Aires, Argentina. Foi contemplado com uma bolsa da Fundación Antorchas (Buenos Aires) para aperfeiçoamento em música antiga e a bolsa da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha, 2013) para participar de seus cursos internacionais de música.  

Entre suas próximas atuações se destaca sua apresentação como violinista no Uruguai em novembro próximo interpretando o Trio Sonata da Oferenda Musical de Bach, e como violonista no Portugal em fevereiro de 2015 e no Peru em março do mesmo ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário